sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Rapidinhas

1) Seria muito bonito se, ao sair da academia, pensássemos "Nossa, agora vou me acabar de comer maçã!" ou "Vou encher a cara de salada! Sem tempero, lógico!". Estou pensando em X-bacon, batata frita, coca-cola, açaí, lasanha e brigadeiro de panela.

2) Acho que não tenho mais paciência para escrever posts gigantes. Será síndrome de Twitter?

3) Terminei de ler meu primeiro Gabriel García Márquez em espanhol! Tudo bem que eu já tinha lido em português, mas foi uma conquista. Eu ganhei o livro no ano passado e não consegui ler. Agora consegui, entendendo uns 80%. Tá acima da média. Passei.

4) Comecei meu primeiro Dostoevsky hoje (Crime e Castigo. Em inglês, porque é mais barato). Tenho esperança de conseguir sair da estiagem mental.

5) Está rolando uma matéria na USP com a prof. Maria Elisa Cevasco, sobre Jameson. Se meu cérebro não estivesse tão atrofiado e meus dias não estivessem tomados por aulas, eu até me arriscaria.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Origami

Acho muito elegante pessoas que têm origami ou ikebana como hobby. Se eu tivesse habilidade manual e qualquer noção de beleza, eu me dedicaria a um deles. Não deixa de ser um exercício de paciência também. Talvez seja por isso que eu não consigo. Já gastei minha cota.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mais um mito cai por terra

Uma turma de 16 pré-adolescentes (11 a 13 anos) para aprender inglês com Abordagem Comunicativa, sendo que minha experiência com esta faixa etária é próxima de zero, pois sempre sempre sempre, em 13 anos de carreira, evitei crianças: AMEI.

Quem diria?

Sin español

Economizaram por mim: terei que dar aulas no horário que eu faria o curso. Tava bom demais para ser verdade. Quando recebi a notícia, quase senti falta do meu status de semi-deusa.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dicotomia tempo x dinheiro

A gente nunca consegue conciliar tempo e dinheiro. Quando tem um, falta o outro. Estou fazendo o teste do "prefiro ter tempo". (Dá até tempo de atualizar este blog!)

E aí é assim: quando se pede downgrade de função, vem junto o downgrade no salário.

Como já era algo planejado, consegui me programar mais ou menos para não morrer de fome nos próximos meses (afinal, é sempre muito fácil se adaptar a um salário maior do que se adaptar a um salário de fome). Caso um dia passe por isso, aí vão algumas dicas:

- Celular: 8 ligações, 3 visitas à loja da Claro e 2 reclamações por escrito depois e consegui passar meu celular pós para pré-pago
- Curso de espanhol: Material didático pago à vista e curso parcelado em 3x com a primeira parcela junto com o material (assim a parcela maior fica no meu último salário na função antiga)
- Academia*: idem
- Licenciamento do carro e multas pendentes: pagas este mês
- Compras: só o essencial. MESMO. A liquidação de sapatos de inverno passou batida...
- Contas da casa de sua responsabilidade: se você é péssimo para administrar dinheiro como eu, confie em alguém para fazê-lo por você! Dê a grana toda para o seu marido/mulher no começo do mês e relaxe. Aí você não se arrisca a gastar a grana porque esqueceu do compromisso. (E se ele esquecer, a culpa é dele!)
- TV a cabo: nunca tive. Mas se tivesse, quem precisa?
- Passeios: já que agora você tem mais tempo livre, vale garimpar coisas grátis. (Inclusive vai começar o Bourbon Street Fest, com algumas apresentações grátis).

E como você concentrou tudo o que podia no seu último salário decente, sobrou 200,00 para passar o mês. Acho razoável, dado que mantive o luxo de continuar meu espanhol (só porque é o último estágio) e a academia.

*Academia é um ótimo jeito para economizar dinheiro. Você paga para frequentar, mas compensa. Todo o tempo que você teria para gastar seu dinheiro, você se enfia lá dentro e morre de fazer exercício. De quebra ainda fica sarado. E, como você está mega-magro de tanta academia, pode comer fritura. Aí vai:

Tortilha de pobre

Ingredientes:
- 1 Batata velha (ainda em condições de uso, por favor)
- 2 Ovos
- Cebola
- Queijo velho (ainda em condições de uso, por favor)
- Cheiro verde
- Óleo (novo, por favor)
- Duas frigideiras

Modo de preparo:
Lave e descasque a batata. Corte em fatias finas. Quanto mais finas melhor. Coloque um pouco de óleo na frigideira. Coloque as fatias da batata na frigideira em camadas. Complete o óleo só o suficiente para cobrir as batatas. Acenda o fogo e, quando começar a fritar, abaixe o fogo. Deixe fritar até a batata ficar molinha. Num outro recipiente, coloque os ovos, cebola, cheiro verde, queijo e o que mais tiver na geladeira, acerte o sal e bata tudo com um garfo, como se fosse omelete. Lembra da frigideira com a batata? Escorra o óleo (não na pia, tá? Guarde e depois você leva num posto de coleta). E aí é só despejar o omelete em cima. Quando estiver descolando (teste com uma espátula), use a outra frigideira para virar sua tortilha. Deixe mais um tempinho e está pronto. Você acaba de utilizar todas as coisas velhas da sua geladeira e não gastou nada. =)

E por aí vai. Acompanhem mais peripécias do meu novo salário neste mesmo endereço.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Estou tendo um dia espetacular

Quantas vezes no ano será que consigo escrever uma frase dessas?

Lei antifumo

Olha que eu não faço mais parte da maior minoria do mundo. O pobre do fumante já se sentia um leproso antes da lei. Agora deve se sentir como um professor da USP , daqueles que não participam dos almoços de três horas com os colegas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Omelette au fromage a la mode de moi

Como meus entes mais próximos já sabem, a cozinha não é meu habitat natural. E, em minha semana de semi-folga (viva a gripe suína) e com o pagamento que não chega nunca, sou obrigada a me aventurar por mares quase nunca navegados.

Procuro na internet por receitas fáceis, baratas, rápidas e para pessoas sem qualquer tipo de talento, que não façam idéia do que seja tomilho ou cominho. E não acho nada apropriado. Para compensar este vazio, aqui vai minha contribuição. Anotem, para momentos de desespero:

Omelette au fromage a la mode de moi

Ingredientes:
1 ou 2 ovos (depende da sua fome)
1 ou 2 fatias de mussarela, queijo prato ou qualquer queijo que derreta e que esteja sobrando na sua geladeira
1 frigideira
1 colher de pau ou similar
1 fogão (ou fogareiro de camping)

Modo de preparo:
Coloque a frigideira no fogão e deixe esquentar. Quando achar que já está quente o suficiente para o queijo derreter, jogue o queijo na frigideira. Aí quebre o ovo em cima. Mexa tudo com a colher de pau até virar uma gororoba. Está pronto. Não precisa de sal e aí você já elimina aquela maldita medida que se chama "a gosto" e NINGUÉM sabe precisar.

[EDIT] Gente, o francês está errado, tá? Não copiem!!!