segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Filosofia de boteco III

Se a montanha não vem a Maomé, o que pode Maomé fazer?




Ou pegar o carro, ir até a porcaria da montanha e resolver o que tem que resolver. 


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Filosofia de boteco I

Um(a) parceiro(a) traz cores para o seu mundo. Mas se o seu mundo é feio, incompleto e bagunçado, as cores não servem para nada. Ele vai continuar feio, incompleto e bagunçado, só que colorido. Não. Não. Nenhuma melhoria aí. Você pintaria o seu apartamento  com cores über legais, mas cujos móveis estão caindo aos pedaços, a luz está cortada, o esgoto não funciona e não tem internet?! Não faz o menor sentido. O seu mundo tem que ser um lugar legal. Aí sim novas cores vão deixá-lo um lugar melhor. #fimdepapo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como acabar com um casamento em 3 atos

Quem já teve um relacionamento longo e morou com a pessoa sabe bem do que estou falando. Como é possível ter um hiato sexual de meses sendo que se divide a mesma cama todas as noites? Tipo, é só esticar o braço! E o pessoal se produz, se perfuma, ensaia cantadas, tem que sair à noite e chegar na mulher e levar 19 foras antes de ouvir um "sim" e ainda tem que pagar o motel e levar a mulher para casa? "Sex is overrated", podem dizer os casados. Pode ser. Mas analisemos por outro viés...

Pergunta rápida: Você transaria com a sua mãe/pai?

Se a sua resposta foi: "EEEEEEEEWWWWWWWW!!!!!! É ÓBVIO QUE NÃO!!!!!!!", então você já está no caminho certo para iniciar o workshop "Como acabar com um casamento em 3 atos", inteiramente grátis, aqui no Odds & Ends!

Quer acabar com o seu casamento? Vire a mãe do seu marido. Olha como funciona:

Primeiro Ato

1) Ele _______________ (complete aqui com o que quiser. Algo que você não tolera. Por exemplo: não fecha a torneira para escovar os dentes, coloca a toalha molhada em cima da cama, não fecha a porta para usar o banheiro etc.)

2) Você dá bronca

3) Ele _______________ (complete com a mesma informação do item 1)

4) Você dá bronca de novo

5) Ele acha que você está enchendo, mas faz o que quer que seja que a está irritando de novo

6) E você dá bronca de novo!

7) Repita este ciclo por algumas semanas


Segundo Ato

Já diziam os professores de física do colegial (hoje é "ensino médio", mas na minha época era "colegial", tá?) que para toda ação há uma reação. 

Você se lembra de quando você tinha 14 anos e a sua mãe ficava te enchendo o saco para arrumar a cama ou sair do telefone? Qual é a reação normal? A rebeldia.

Pronto. Você acabou de transformar o seu marido num adolescente. 


E o que faz um marido adolescente? Vai pra rua tomar cerveja ou jogar bola com os amigos (na melhor das hipóteses).


E o que faz a mulher nessa situação? É incrível, mas ela dá mais bronca!!! E dá-lhe rebeldia adolescente!

Terceiro Ato

Agora, diga-me: quem é a única pessoa do universo que vive te dando bronca, mas te ama incondicionalmente e sempre te perdoa, ainda que te torre o saco 100% do seu dia? Quem??? Sim, você sabe a resposta. E não tem nada a ver com parceiro. Só mãe mesmo!

Você tem um adolescente em casa que você mesma criou. E você não é mais sua amante. E sim, sua mãe.

Repita a pergunta lá em cima. Se a sua resposta ainda for "Eca, que horror!" (e eu espero que seja, ou me avise para que eu corte relações com você), aí está a fórmula para arruinar seu casamento!

Parabéns! Você concluiu o workshop com êxito! Boa sorte no processo de separação e espero que seja amigável, pois advogados custam caro! Até o próximo workshop!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O que você faz no seu tempo livre?

Pode ser um curso de dança. Pode ser corrida. Pode ser artesanato. Pode ser boxe ou artes marciais. Pode ser ler. Pode ser yoga e meditação. Pode ser um monte de coisa. Mas, tem coisa mais chata do que você perguntar isso e a pessoa responder "Eu fico com o (a) meu (minha) namorado (a)?"

Sabe por que dizemos "trocar ideia"? Porque trata-se de troca. Se você só troca com uma pessoa e a pessoa só troca com você, adivinha o que acontece (e nem demora tanto assim)............................. nada. Exatamente. Não acontece nada.

Eu sempre digo: ficar sempre com as mesmas ideias é perigosíssimo. Vamos trocar? Eu já me cansei das minhas.

Assim, abrir mão de quem você é por outra pessoa só leva a um lugar: a solidão. Ou será que, falando muito sério, é possível manter-se interessante quando você passa 100% do seu tempo livre grudado em uma pessoa e nunca traz nada novo para acrescentar a não ser falar sobre o trabalho (ou seja, lamúrias)?

Relação é adição. Não tem nada a ver com "se sentir completo". Se a pessoa não é completa sozinha, que vá procurar terapia e não um (a) companheiro (a). Adoro a expressão "se recompor". Todo mundo tem direito a histeria e desespero às vezes (veja bem, eu disse "às vezes"). E aí? Aí junte seus pedaços e se recomponha. Recompor-se quer dizer "compor-se de novo das suas próprias partes". E não "faltam partes e elas estão em outra pessoa".

Eu acredito em muita coisa, mas uma em que não acredito é em príncipe encantado. Ou a princesa se vira ou ela vai perder um tempão beijando sapos (possivelmente sem encontrar o príncipe).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

É direito sair sozinho sim

Alguns dos meus seguidores mais antigos devem se lembrar das minhas incursões pelo mundo das recém-separadas. Postei algo sobre sair sozinha aqui e aqui.

Sair sozinha é ótimo. E não precisa ser uma balada. Eu adoro sair sozinha. Todos nós precisamos de espaço (como vimos na minha postagem de 19 de janeiro) e é normal perdermos essa noção quando estamos em um relacionamento (ou mesmo em um não-relacionamento).

Aos poucos, estou retomando minhas saídas comigo mesma =)  E não precisa ser balada não. Ontem fui à Livraria Cultura, um dos meus pontos favoritos de São Paulo. E estar comigo mesma, sem pressão para ver tudo rápido, sem ninguém para julgar o que estou olhando, poder sentar nos pufes e folhear o que eu quiser, com os critérios que eu escolher etc. me trouxe uma satisfação tão grande que me pareceu um disparate que as pessoas não se deem esse direito. E só me custou uma hora.

Sair sozinho e se divertir é um ato mínimo mas enorme de amor-próprio. Todo ser humano deveria ter direito a isso, garantido pela constituição.

Minha amiga L. sabe disso e criou um blog para relatar suas saídas sozinha e todo o turbilhão de sentimentos e pensamentos que passam pela nossa cabeça quando estamos sozinhas num lugar onde parece ser obrigação estar acompanhada. 

Anatomia de um possível (mas improvável) problema


"O Córtex Pré-Frontal, considerado uma formação recente na evolução das espécies e a sede da personalidade e da vida intelectiva, modula a energia límbica e tem a possibilidade de criar comportamentos adaptativos adequados ao tomar consciência das emoções."
(http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=259&sec=47)

E tem mais: "A parte da frente do lobo frontal, o córtex pré-frontal, tem que ver com estratégia: decidir que sequências de movimento ativar e em que ordem e avaliar o seu resultado. As suas funções parecem incluir o pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva. Traumas no córtex pré-frontal fazem com que uma pessoa fique presa obstinadamente a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma sequência de ações correta." 
(http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano#Lobo_Frontal)


Hmm. Talvez uma simples lobotomia resolva.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pura, inocente e virginal

Do jeito que todo homem imagina que seja a mulher perfeita. Exceto pelo fato de que deixou o namorado de número 1, a quem dizia que amava, mas que era um pé rapado na vida, para ficar com o namorado de número 2, que via de vez em quando só, mas que tinha carro próprio, casa própria e um vale-refeição garantido para ela para o resto da vida do pobre diabo que acreditou que há mulheres recatadas em pleno século vinte e um.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Caraminholas

Curso durante o dia, aulas à noite, preparação de aulas de madrugada e todas as outras atividades esmagadas antes das 9 da manhã. Essa é a minha semana que vem.

Pelo menos não perco tempo caraminholando coisas que não há por que caraminholar. 

Sabedoria milenar patricística: Não adianta ficar caraminholando sobre todas as coisas que você não pode fazer diante da situação. Se a solução de um problema não depende de uma ação sua, então você não está diante de um problema, mas sim, de um fato. Então, para que perder tempo e energia pensando nos "e se"?

Pro inferno com "e se". "E se" nada.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hachi

Eu não posso ver filme de bicho. Eu choro até não me aguentar mais. Fiquei evitando Marley & Eu, mas fui surpreendida por esse aí. Estava zapeando, vi o Richard Gere e pensei, na minha louca fantasia, que o meu não-namorado tem um nariz igual ao dele e que, se ele ainda tiver cabelos (o não-namorado, não o Richard Gere), talvez fique parecido com ele daqui a uns anos e aí comecei a assistir e aí já era. Me acabei no lenço de papel...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Renovação

E já que estou no ímpeto de "home improvement" mas não tenho casa para renovar, renovo o visual do blog mesmo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Minha vida sem nicotina - Parte III ou IV ou V...

Essa não é a primeira vez que paro de fumar, mas espero que seja a última. Ninguém merece passar por isso mais do que uma vez na vida.

Não vou perder tempo para falar dos malefícios do cigarro e nem de como é linda, ó tão linda, a vida sem ele. Até porque não é. Na verdade, é um lixo. Pelo menos no começo.

Todo fumante sabe que o cigarro faz mal. Aliás, qualquer criança de quatro anos sabe. E ficar cutucando o seu amigo, namorado, marido, chefe, amante... não vai servir de absolutamente nada. Só serve para desatormentar a alma do chato politicamente correto que vai se sentir como se tivesse "feito a sua parte" e atormentar mais ainda a alma do pobre diabo que fuma que nem um condenado para desestressar do estresse de saber que está consumindo coisas tóxicas e viciantes.

Não há como convencer alguém a parar de fumar. Enquanto a pessoa não decidir, não adianta. Então, parem de atazanar os fumantes. Nós sabemos que faz mal, sabemos que a fumaça fede, sabemos que incomoda e sabemos que somos cada vez mais discriminados. Isso não ajuda em nada. ("Nós", eu inclusive, porque acho que ex-fumante é igual ex-corno. Não existe).

Uma vez parei de fumar porque o médico mandou. Tive dores de cabeça absurdas, tremedeiras... parecia uma drogada mesmo. Foi horrível. Ao final de uma semana estava disposta a arrancar um braço (meu mesmo! Arranco braço dos outros por muito menos) em troca de um cigarro. E, para evitar o desmembramento, voltei a fumar.

Parar de fumar é uma decisão individual.


Estou há 15 dias sem fumar. Tem hora que quero me virar do avesso de vontade. Mas eu sei que é o cigarro que alimenta essa vontade e que, se eu parar de alimentá-la, uma hora ela vai me importunar menos. E cada vez menos.


E vamo que vamo. Um dia de cada vez.


[EDIT] Se você convive comigo e me vir tendo uma recaída, pedindo por um cigarro, faça-me um favor: abra a mão e dê na minha cara de palma aberta. (Mas não com as costas da mão, que aí é sacanagem).

domingo, 9 de janeiro de 2011

É hoje

Sinto o frio na barriga ante a expectativa do reencontro... De unhas feitas, preocupada se o cabelo vai agradar o homem, depilação em dia, maquiagem leve e salto médio (nem ousada, nem recatada) e um sorriso guardado, reservado, cativado, há dias... somente para recebê-lo quando retornar de viagem... Olho o relógio de hora em hora. Não quero me atrasar. Quando ele chegar em casa, vou tirar seus sapatos e massagear seus pés. Se eu soubesse cozinhar, cozinharia. Como não sei, depois que ele tomar um banho relaxante, vou perguntar se ele prefere comer fora ou pedir uma pizza. Mas se me perguntar, eu já estava vestida daquele jeito (em casa?!), e não me custava nada pegá-lo no aeroporto. Era meu caminho mesmo (pra onde?!). O sorriso? Bem... Esse é o meu sorriso de todos os dias. Ele é que não vê. Como se todos os dias fossem tão extraordinariamente belos como o dia em que ele retorna após o maior hiato que já se passou entre nós em nosso não-relacionamento.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Risco

Risco a palavra "medo".

Não é apenas que eu tenha pouco instinto de autopreservação. É só que pessoas com fantástica habilidade de regeneração não se importam muito com escoriações leves. #wolverinefeelings, eu diria, se fosse no Twitter.

Sempre há risco. - arrisco dizer.

Todavia, onde há risco de se machucar, também há risco de ser feliz. Portanto, arrisco.

Onde há medo, não há nada. Só medo. Aliás, permita-me que eu me corrija: medo é bom. O medo nos deixa alerta. Desde que não cause paralisia. Aí é fobia. E para fobia, não há jeito.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Impulso


Alguém reparou no sumiço? Foi por um ótimo motivo. Sabe quando a gente faz compra por impulso? Bem, eu comprei passagens aéreas e reserva em hotel por impulso; e me mandei por uns dias.


Esta foto é a minha favorita. Não sou fotógrafa, mas adorei tirar essa. Quem quiser copiar, pode. O crédito é meu mesmo, viu?

Resumindo a história, o meu não-namorado me convidou para passar uns dias com ele em Aracaju (dia 24 de dezembro, inclusive, veja bem). E eu aceitei. Depois, já estava no Nordeste mesmo, resolvi esticar para o Ceará, ver a família e passar Ano Novo com eles. =)

Depois conto mais.