quarta-feira, 13 de abril de 2005

Cidadão Kane, macacos e outras considerações

Estou lendo um livro chamado "Ria da minha vida, antes que eu ria da sua", que o Dani me emprestou. É um livro bem-humorado que me ensinou ótimas técnicas para ser mandada embora. Eu utilizei a melhor delas: a do macaco. Ela consiste em sugerir ao seu diretor do departamento pessoal que empreste um macaco do zoológico e ensine-o a fazer o serviço de corno que ele está tentando te passar (descrita de forma muito mais educativa e engraçada no livro, lógico). Eu floreei a técnica ao acrescentar que um macaco seria um ótimo investimento para a empresa, uma vez que ele trabalharia pela metade do meu salário, com o dobro de eficiência e 5 vezes mais felicidade e satisfação.

Enfim. Não deu certo. Não me mandaram embora. Mas saiu melhor que a encomenda. A partir de ontem estou desobrigada a aceitar os trabalhos de corno que me passam, tenho carta branca para tomar qualquer atitude que possa vir a aumentar os lucros da empresa, tenho objetivos claros e específicos, não tenho mais que fingir que não bato mais o cartão e peço para os outros fazerem isso por mim (porque eu falei isso na cada dele), não tenho mais chefe e meu salário será renegociado.

Lição de moral: nunca tenha medo de rodar a baiana. Se você for o que eles estão procurando, eles farão de tudo para você ficar (mesmo usando os termos "estou pouco me fodendo", "trabalho de corno", "porra de ponto que fica na puta que pariu", "inútil" e "idiota").

Mas o que Cidadão Kane tem a ver com tudo isso?

Na verdade, nada. Mas eu precisava expressar a imensa surpresa que acomete meu ser quando as pessoas admitem nunca terem assistido esse filme. Eu assisti umas 15 vezes (das quais eu dormi 3, mas tudo bem) e é sempre um novo filme, com novas possibilidades. Assim, para quem tem a pachorra de nunca ter assistido Cidadão Kane, é lição de casa. Não é um filme "legal". Não tem perseguição. Não tem assassinato. Não tem explosão. Nem gente pelada tem. Mas é lição de casa e ponto final.

Agora que eu tenho trabalho para fazer e posso recusar trabalho de corno, volto mais feliz para a minha cadeira que dá dor nas costas, para a rotina estúpida da mulher-escritório, para a manicure e pros meus cremes anti-rugas. Acho até que vou ficar loira essa semana.

E toda a teoria do "te dou um pequeno aumento no salário e triplico o seu trabalho para você ir ficando na empresa" se confirma.

A mulher-escritório agora pode trocar o som do carro. E junta mais rápido uma graninha para poder largar o escritório e se dedicar somente à pós-graduação...

6 comentários:

  1. Ow dona Paty, to pensando seriamente em ir para Sp no próximo feriado, dia 21! Vai ter um showzinho com amigos no Blackmore! Será que se tudo se confirmar, dá para rolar um meeting com vc, o renan e o arnaldo???
    Ainda não confirmei nada, mas to me coçando pra ir!
    ahhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  2. Owww dona Paty, Children of the beast é o cover oficial do Maiden no brasil! E toca bagarai viu!
    Seria demais pedir para que vc e o renan fossem no show???
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Acabo de vir doblog do renan e vi que ele sabe ir até o blackmore! Pow, tá tudo quase certo!
    Já avisei em cas, no trabalho e tudo mais... só tá faltando confirmar lugar pra ficar! se tudo der certo, finalmente vamos nos encontrar! Torce o dedinho querida! Bjus

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom.
    A sequência também é muito boa.
    E o terceiro eu ainda não li.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Owww dona Paty, eu adoraria ir contigo, mas vc não acha melhor conversar com seus pais antes não?
    Tipo, eu preciso de hospedagem pq até agora não consegui acertar nada, mas vc tem que saber se seus pais vai gostar dessa história neh! Se eles aceitarem, mem mande seu tel e um horário para que eu possa te ligar e acertar tudinho!
    Mas tem que ser tel de casa senão não há conta de telefone que resista!
    E valeu viu!
    É por isso que eu te acho ducarai!
    Umbeijo!

    ResponderExcluir
  6. Caramba, e ainda assim não foi demitida? Ganhou bônus ainda. O.o
    Enfim, eu tbm ainda não assiti Cidadão Kane, mas qualquer dia assisto!
    Bom, talvez haja problemas pra mim ir.
    1- talvez eu viaje no feriado.
    2- Hehehe, não depende de mim ir lá! É meio longe daqui e eu só fui daquela vez pq o meu irmao e os amigos dele me chamaram! Fomos de carro e tal,pq nem ferrando que meu pai me leva e busca num lugar desses(ele nao gosta dessas coisas). Posso falar com eles sobre ir la(tanto que eles curtem essa banda cover do Maiden), se eles toparem e se eu nao for viajar, tô lá! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir