quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sobre a não-responsabilidade

Acho que a pior doença de que sofremos hoje é a da não-responsabilidade. Sobre nada, eu digo. É possível que a especialização de nossas carreiras tenha contribuído para isso, mas às vezes acho que não: a raça humana ficou tosca mesmo.

Quando íamos ao médico, íamos ao médico. Hoje, você vai ao clínico geral. Se você tiver ACNE, você sai do consultório (cuja consulta lhe custou algumas horas de seu trabalho + seu tempo) com um papelzinho de encaminhamento para o dermatologista.

No caso dos filhos é ainda pior. Por serem obrigadas a trabalhar (pois a economia doméstica não é compatível com só um contribuinte), as mulheres delegam a educação de seus filhos para quem quer que seja: a escola, o curso de inglês, o futebol, a empregada e - a salvação da humanidade - à tevê a cabo e à internet.

Um desses dias me deparei com a idéia genial de criar o Depósito de Crianças. Pela módica quantia de 100 reais por mês, você deposita seu filho em nossa instituição. Aqui, ele não aprende nada e nem finge que aprende (assim, nós também não temos que fingir que ensinamos), mas nós garantimos sua integridade física e garantimos que ele não gerará outros filhos, já que em nossa instituição você conta com jaulinhas individuais, devidamente higienizadas. Mais barato que qualquer curso e você se livra de seu filho por muito mais tempo! E não é só isso! Se ligar agora, você ainda ganha uma almofada, para seu filho ficar ainda mais confortável! E se for um dos primeiros 15 a ligar, você ganha uma outra almofada: esta, para você, que poderá aproveitar o dia todo sem seu filho te enchendo o saco!

Acho que ficaria rica com isso se a sociedade não fosse tão hipócrita.

No meu dia-a-dia, converso com ótimas candidatas e candidatos a cliente para o Depósito de Crianças. É fácil julgar quando não temos filhos. Mas a falta de responsabilidade, não só dos pais como dos filhos também, está gerando uma era de depressão - e não precisa ser gênio para ver. Nos pais porque se sentem impotentes perante seus filhos. Nos filhos porque quando não há responsabilidade, não há conquista. E se nada significa nada, para que fazer algo?

Todos os dias ouço coisas como:

"Se meu filho não faz as tarefas é VOCÊ quem tem que cobrar. Quem é que é da escola?"
"Meu filho não vai passar?! Quem você pensa que é para reprová-lo?!"
"Ah, ele é assim mesmo... Que se vai fazer?"
"Ah, você sabe que se vocês reprovarem meu filho, eu vou tirar daqui, né?"
"Minha filha tem problema de aprendizagem? Não tem não. Levei ela no gastro e ele não falou nada disso."

E me dá uma vontade de oferecer os serviços do Depósito...

2 comentários:

  1. A hipocrisia do mundo é uma das piores coisas de nossa época.
    Não que ela seja uma coisa nova; não, pelo contrário. Entretanto, antigamente as pessoas ainda sabiam identificá-la.
    Hoje as pessoas são hipócritas e sequer se dão conta disso.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém disse que educar filho é tarefa fácil, os antigos sabiam disso, mas hoje temos de um lado o "o que importa é ser feliz" (e, na maior parte das vezes, insensato) e de outro o "se eu tô pagando então é pra você fazer como eu quero". O resultado, m****. Não temos filhos, mas nossas famílias souberam nos mostrar isso. Mas muitos estão seduzidos pelo umbiguismo. Ainda veremos choro e ranger de dentes.

    ResponderExcluir