sexta-feira, 12 de março de 2010

Dicotomia paulistana

Odeio São Paulo quando pego uma hora e meia de trânsito para chegar em casa.

E odeio as ruas esburacadas e o aumento do preço da gasolina. Aí tento migrar para o transporte público.

E odeio São Paulo porque as linhas de ônibus têm cada vez menos veículos, porque os trens e metrôs estão a cada dia mais lotados nos horários mais bizarros e porque os sites que supostamente te ensinam como chegar no lugar ensinam do jeito mais estranho possível e ainda é mais confiável perguntar para as pessoas como ir de A para B.

Odeio São Paulo porque as pessoas fingem que estão dormindo para não ceder o lugar para as velhinhas e odeio as velhinhas porque elas não têm bom senso e resolveram andar de ônibus em horário de pico.

Odeio São Paulo porque tudo é longe, tudo passa por avenidas congestionadas. Não há incentivo para as pessoas andarem a pé ou de bicicleta.

Odeio São Paulo porque o sistema de saúde é deficitário, porque as escolas são um lixo e porque temos que pagar tudo duas vezes se quisermos marcar uma consulta no médico para um prazo menor do que seis meses ou se quisermos ter filhos que saibam ler.

Odeio São Paulo porque temos que trabalhar 12 horas por dia sem receber hora extra e porque todos os seus amigos também trabalham 12 horas por dia sem receber hora extra e estão sempre muito cansados para sair com você.

Uma proposta de trabalho fora do estado. Salário bom. Horário melhor ainda.

Um mojito na quarta-feira à noite me faz mudar de idéia. E aí tem o Parque do Ibirapuera. Tem a Av. Paulista. Tem os restaurantes 24 horas, os bares mais diversos e as pessoas mais malucas.

Dizem que São Paulo não é mãe. São Paulo é pai: dá, mas cobra.

O preço é alto. Mas, por enquanto, vou pagar.

2 comentários:

  1. É, tb odeio às vezes São Paulo, mas tb amo. Digo que São Paulo não só é pai e mãe, é também um irmão que só a gente pode reclamar dele... Ai de outra pessoa falar mal.

    Se eu tivesse uma oportunidade de trabalho fora daqui, mas que fosse de fácil acesso à SP, eu iria.

    ResponderExcluir