quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lírica


‎"my advice to all young people who wish to become poets is: do something easy, like learning how to blow up the world —unless you're not only willing, but glad, to feel and work and fight till you die." (e. e. cummings)


Não sei de vocês, mas vivo cercada de opções para ficar cada vez mais negativa, pessimista e descrente em tudo. No noticiário, na vida besta, nas atitudes dos outros... Parece-me que a realidade sempre bate à porta. E a machadadas.

Já disse que não sou uma pessoa fofa. Odeio gente que fecha os olhos às hecatombes humanas e só quer ver "o lado positivo" da vida.

A capacidade de ver poesia, no entanto, é algo de que não abro mão. Ser capaz de ver o belo no atroz é um dom, acho eu. O belo não precisa ser aquele, grego. Pode ser um belo gauche. A antilírica existe para isso mesmo.

Ontem fui surpreendida por mim mesma ao me emocionar com a beleza de um relato triste, ainda que mundano e ordinário.

Não sou poeta para transformar qualquer coisa em palavras. (Aliás, estou passando por um período de branco mental, caso não tenham notado ainda). Tampouco pretendo ou finjo ser. Sou apenas alguém que gosta de observar o mundo e escrever sobre ele aqui nesse espaço. É quando vou pensar na próxima postagem que paro um pouco, saio da rotina, deixo a realidade passar através do meu cérebro por alguns minutos no meu dia, e percebo que há lírica nas coisas mais banais...

[edit] Sei lá por que esse Blogger resolveu que não vai me deixar usar a fonte de sempre hoje. Espero que se resolva.

3 comentários:

  1. Sobre a fonte... Deve ser o dia internacional da "Tahoma"...
    Quando no post anterior voce falou sobre o carregar sonhos num tao comum sabado a noite... foi algo deveras importante para mim. Acho que compartilhei com meio mundo...
    Com relacao ao "Lírica" estou a imaginar que relato triste foi esse que voce viu e te emocionou...

    ResponderExcluir
  2. Não sou fan de Legião Urbana, mas tem uma musica que fala muito comigo. "teatro dos Vampiros".
    Sei lá, quando penso na letra dessa musica, fico com saudade de mim mesma. Do que eu já fui um dia...
    E mesmo reconhecendo que me gosto muito mais hoje, infelizmente, a capacidade de ver poesia nas coisas é cada vez mais raro....

    ResponderExcluir
  3. A capacidade de ver poesia também é uma forma de enxergar a vida positivamente...

    Kisu!

    ResponderExcluir