segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fifty Shades of Grey: Resenha - SPOILER ALERT

Não me olhem com essa cara, não. Sei que todo mundo está morrendo de curiosidade! Curiosidade, aliás, foi o que me levou a ler este livro. Não li resenhas, não sei do que a mídia falou. Confesso que estou bem fora do mundo midiático. Quando decidi ler o livro eu tinha as seguintes informações: best seller, leitores em sua maioria do sexo feminino, comentários de amigos (homens e mulheres) que variavam de "pesado", passavando por "pornô para cinquentonas" e chegando a "leve demais".

Com tantas dissonâncias, me vi tentada a folhear o tal livro que gerou tanta suposta polêmica.

"Crepúsculo para maiores" 
(ou "Fórmula para um romance de sucesso")

Assim como foi a curiosidade que me levou a ler Crepúsculo, as coincidências não param aí. Será coincidência que os dois se tornaram best sellers?

1) Da personagem feminina:

Tanto em Crepúsculo como em Fifty Shades of Grey, a genialidade do romance está na personagem principal. Isabella Swan e Anastasia Steele são a mesma pessoa: você.

Perceba que nenhuma delas é descrita em detalhes e que todas as suas características são comuns a 99% das mulheres: ser mais desajeitada do que graciosa, ter cabelos que não se comportam como queremos, ter problemas de autoestima e não se sentirem merecedoras de um Edward ou de um Christian... e por aí vai. Conheço poucas mulheres que não se identificariam com estas personagens. Ainda que não neste ponto da vida, em ALGUM ponto você foi Isabella Swan ou Anastasia Steele. Muito provavelmente na adolescência. 

Ficou fácil se identificar, né? Ficou fácil de entender por que o público leitor de ambos é essencialmente feminino, né?

E esses nomes óbvios, hein? Swan quer dizer cisne (lembra do Patinho Feio?). Steele vem de "steel", que quer dizer aço (algo durável e resistente).

2) Da personagem masculina:

Edward Cullen e Christian Grey também são a mesma pessoa. Desejáveis, perfeitos, inacessíveis (exceto que se apaixonaram por você, a desajeitada que não merece o cara), descritos à exaustão e com um defeito intolerável. Um é vampiro, imortal, bebe sangue e, para você ficar com ele e ser feliz para sempre, tem que sucumbir. O outro curte BDSM e é cheio das questões. E, para você ficar com ele e ser feliz para sempre, tem que sucumbir.

Outro nome óbvio aí: Grey, que é cinza. Não é preto nem é branco. É o meio termo que nem ele sabe se consegue ser, mas que Ana Steele quer que seja.

3) Do romance:

Basicamente a história de Crepúsculo e de Fifty Shades of Grey é assim: "conheci o cara perfeito", "o cara perfeito gosta de mim", "eu não mereço que o cara perfeito goste de mim", "o cara perfeito tem um defeito", "eu descobri esse defeito", "de repente até pode ser que eu mereça esse cara que não é mais tão perfeito assim", "eu aceito esse defeito".

Como não li as sequências de Crepúsculo e não pretendo ler as de Fifty Shades of Grey, não sei como isso se desenrola. Parece-me, no final das contas, que existem duas possibilidades: sucumbir ou largar o cara perfeito. Se alguém leu ou viu as continuações, me conta porque eu não vou ler nem assistir.

Agora, sobre os comentários, quem achou "leve" estava esperando mais do BDSM do que da história. É o mesmo que dizer que Edward brilha como fada e achar que esse é o cerne de Crepúsculo. Desculpa. Não é. Tanto Crepúsculo como Fifty Shades of Grey possuem o mesmo objetivo: vender livros para meninas que vão suspirar por Cullen ou Grey: o cara perfeito que tem um defeito inaceitável. Tão Romeu e Julieta quanto o próprio: o velho tema do amor proibido.

Como a maior parte dos best sellers, é um passatempo. Mas não esperemos muita profundidade daí. Tenho, no entanto, que dar mérito a uma qualidade de Fifty Shades: a menção de Tess of the D'Urbervilles, de Thomas Hardy, um dos meus romances favoritos de todos os tempos. Ainda que a menção seja a respeito dos aspectos mais irrelevantes do romance de Hardy, ela existe. Não sei como é a percepção de quem não leu Tess, mas eu gostei das sacadas e das comparações.

Bom, agora que já sei a fórmula do sucesso, vou escrever o meu best seller. Me ajudem a escolher o defeito inaceitável do meu galã:

(   ) canibal
(   ) gay
(   ) PSDBista
(   ) outro. Especificar: _______________


7 comentários:

  1. AUHAUHAUAHUA...
    Muito boa a comparação Pati... Realmente, tem BSDM e parece ser pesado, mas é um romance rs. EU já adquiri o segundo, depois te falo. A autora é dona de casa, com dois filhos e escreveu pra mulheres, ficou espantadíssima pelo sucesso do livro.

    Sobre a sugestão do seu best seller, sugiro canibal auhauahua

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto canibal está ganhando hauehuaheu Outras pessoas me disseram que gostariam de ler sobre o romance canibal. =) Estou quase levando a sério! hauehuaueh

      Excluir
  2. Romina faz um post sobre esse livro e dizendo que gostou. Agora você... Estou curiosa! Assim que passar a leitura pesada para o doutorado, vou cogitar a possibilidade.
    Digo cogitar porque a lista é grande!

    beijos e adorei o desfecho. Ninguém merece galã PSDBista!
    Ontem eu ouvi uma piada e fiquei rindo sozinha: O que são 3 homens de camisa azul e gravata juntos no centro de SP? PSDBistas!
    HUASHAUSHAUSHUAS

    ResponderExcluir
  3. minhas filha de 15 anos leu e contou em detalhes para a de 14...corri comprar pra saber o tamanho do estrago, mas ainda nao li


    inaier.blogspot

    ResponderExcluir
  4. O estrago maior pode ser a curiosidade que o livro gera. A protagonista perde a virgindade com o maluco e descreve aquilo como um momento lindo e mágico, sem dor etc. :/

    ResponderExcluir
  5. Faltou petista...rsrs...

    A menina nova se apaixona por josé dirceu...o dos anos 70...rs... que idealista... buscador de liberdade...de justiça...e depois ela descobre que ele tem um defeito...rs...é 'so um manipulador de massas, corrupto que quer se poderar do estado e escravizar os cidadaos...ela descobre...rs... e acaba entrando no esquema se tornando uma amerlia de luxo e recebendo como funcionaria fantasma do governo...rs.

    ResponderExcluir
  6. ( ) canibal
    ( ) gay
    ( ) PSDBista
    (X) outro. Especificar: __é uma mulher_____________

    ResponderExcluir