quarta-feira, 13 de julho de 2005

O Manual Morwen do Relacionamento Amoroso - Parte III (Das Pessoas Toscas)

Finalmente eu arrumei um tempinho para continuar o Manual. Eu sei que muitos fãs estavam aguardando a publicação do curso intermediário e peço desculpas pela demora... Sem mais delongas, vamos ao que interessa...

***

INTERMEDIATE ONE: Das Pessoas Toscas

Pessoas Toscas (ou Semi-Toscas), também conhecidas por "pessoas médias", "pessoas medíocres" e outros nomes menos amigáveis, estão espalhadas pelo globo e têm comportamento de vírus (se reproduzem loucamente e atuam de forma degenerativa sobre os que merecem sobreviver). Com toda certeza do mundo, se você tem mais do que 12 anos, você já se deparou com uma Pessoa Tosca.

Quando eu disse que os feios, nerds, gordos e tímidos tinham vez, eu não estava brincando. Ao contrário do que se pensa, as pessoas "Menos F" não são necessariamente Pessoas Toscas (embora Pessoas Toscas possam ser gordas, feias, nerds ou tímidas. Elas estão em todo lugar!).

Vamos à nossa lição!

1) Como reconhecer uma Pessoa Tosca?
Uma Pessoa Tosca, em geral, sabe muito bem o que quer. E, com certeza, meu querido leitor, não é você o objeto de seu desejo.

A Pessoa Tosca não tem valores próprios e segue basicamente o que a mídia anda lhe ditando. Existem vários tipos de Pessoa Tosca, mas os mais comuns estão abaixo listados:

-
Pessoa Tosca Basic: é aquela que você encontra na balada e que só beija pessoas que se pareçam com algum ator de novela.
-
Pessoa Tosca Intermediate: é aquela que trepa com qualquer um de aparência aceitável que pague a conta do restaurante e do motel.
-
Pessoa Tosca Advanced: é aquela que fica atrás de jogadores de futebol e pagodeiros e tenta desesperadamente engravidar de um para ver se rola um casamento e/ou pensão.

Como o caro leitor pode notar, a Pessoa Tosca não é necessariamente "Menos F". Pelo contrário! A Pessoa Tosca está em todo lugar! E, pasmem, a maior parte da população da Terra é Tosca. A maior parte das pessoas vai atrás daquilo que lhe parece bom do ponto de vista da mídia (e não de seu próprio ponto de vista, que é algo que - teoricamente - você desenvolve a partir de experiência própria com algum questionamento e reflexão).

Assim sendo, as duas únicas soluções possíveis para as pessoas "Menos F" são:

a) Se tornar jogador de futebol ou pagodeiro (mulheres: continuem confiando no poder do álcool);
b) Encontrar uma Pessoa Não-Tosca ou, pelo menos, Semi-Tosca.

2) Como reconhecer uma Pessoa Semi-Tosca:
As Pessoas Semi-Toscas não são, obviamente, tão toscas como as Pessoas Toscas, mas vez por outra apresentam comportamento tosco.

-
Pessoa Semi-Tosca Basic: ela fica com você e nunca mais liga.
-
Pessoa Semi-Tosca Intermediate: ela te pede em namoro e nunca mais liga.
-
Pessoa Semi-Tosca Advanced: ela te pede em casamento e duas semanas depois te liga dizendo "você pode vir buscar suas coisas pois elas estão ocupando espaço?"

Basicamente o que define uma Pessoa Semi-Tosca é a sua incapacidade de decidir o que quer da vida e, enquanto isso, se diverte às custas dos que à sua volta estão. A Pessoa Semi-Tosca é como o adolescente que se apaixona mais pela sua própria capacidade de se apaixonar do que pelo seu (sua) companheiro (a). Enfim, a Pessoa Semi-Tosca só quer te usar para se sentir melhor, pois ela é incapaz de legitimamente desejar a felicidade do outro (a única que lhe interessa é a de si mesmo).

Pessoas Semi-Toscas são mais acessíveis do que Pessoas Toscas para nós, meros mortais. Com toda a certeza do mundo você já se deparou com uma delas.

Mas, se você não quer ser usado, chutado, desprezado ou simplesmente não quer perder o seu tempo, só lhe resta uma solução: a mais difícil de todas... Encontrar uma Pessoa Não-Tosca.

3) Como reconhecer uma Pessoa Não-Tosca:
A Pessoa Não-Tosca é mais difícil de ser reconhecida, pois ela se mescla às Pessoas Toscas com certa facilidade (ou migrou de vez para as montanhas e não pode ser encontrada de modo algum).

E, como estou com um trabalho pela metade, vou deixar isso para o próximo capítulo do Manual :)

***

*Todo o conteúdo do "Manual Morwen do Relacionamento Amoroso" é baseado em experiências pessoais, conversas, desabafos, crises de choro, etc. e não tem qualquer vínculo com qualquer sociedade científica, literária, política, ecológica ou de qualquer outro tipo. Não pretende tampouco ser qualquer tipo de auto-ajuda (pois está mais para auto-destruição) ou influenciar pessoas. O objetivo único dos textos aqui publicados é suscitar o questionamento acerca do comportamento humano de forma sarcástica e cruel.

5 comentários:

  1. Ain caraleo.. termina isso!! Já não tenho unhas prá comer!!! *ain, droga, viu?*

    PS:

    Depoimento de fé:

    Antes eu tinha um namorado Tosco, depois passei por uma Semi-Tosca e agora que estou sozinha e com acesso ao manuel Morwen de sobrevivência, a vida é bem mais bonita, meus cabelos crescem mais e meu regime anda sozinho mesmo que eu coma chocolate todo dia! Posso facilmente definir as pessoas, menos as não-toscas, mas isso, no próximo capítulo, eu saberei!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi fofa, po, não precisa muito para escrever sobre as pessoas não toscas não precisa pensar muito. basta contar como vc conheceu o dan e o quanto demorou para vc se tocar que ele estava ali o tempo todo! =D
    Ele não migrou para as montanhas, mas vc precisou dar umas subdinhas nas escadas do pai mei para conquistar de vez seu coraçãozinho!
    Podemos incluir no rol de pessoas não toscas o querido ludi, que tbm é um cara muito gente fina!
    E eu, é claro, que migra entre ser semi-tosca e não tosca e resolveu optar pela ultima opção, pois somente esta conduz à verdadeira felicidade e aos amigos de verdade!
    Um beijo paty!
    Ps. Já pensou em voltar com seu consultório sentimental? Eu tenho um amigo que tem um site com colunas e poderia falar com ele sobre vc se tornar colunista! o que acha?
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi fofa, po, não precisa muito para escrever sobre as pessoas não toscas não precisa pensar muito. basta contar como vc conheceu o dan e o quanto demorou para vc se tocar que ele estava ali o tempo todo! =D
    Ele não migrou para as montanhas, mas vc precisou dar umas subdinhas nas escadas do pai mei para conquistar de vez seu coraçãozinho!
    Podemos incluir no rol de pessoas não toscas o querido ludi, que tbm é um cara muito gente fina!
    E eu, é claro, que migra entre ser semi-tosca e não tosca e resolveu optar pela ultima opção, pois somente esta conduz à verdadeira felicidade e aos amigos de verdade!
    Um beijo paty!
    Ps. Já pensou em voltar com seu consultório sentimental? Eu tenho um amigo que tem um site com colunas e poderia falar com ele sobre vc se tornar colunista! o que acha?
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ei, ficou faltando a pessoa Toska Expert: Aquela que se aproveita dos outros pra se dar bem e quando consegue denigre a imagem do infeliz que foi aproveitado. Para maiores informações, vide: Maria-GCC's ou Maria-Engenheiros ou Maria-*.
    Decerto, pessoas toscas existem, mas as dessa categoria merecem ser lavadas da face da terra.

    * Substitua o símbolo por uma profissão ou algum termo que rapidamente lembre uma área **.
    ** Marias-gasolina só podem ser consideradas pessoas Toscas Expert se o infeliz for piloto de corrida (F1, F3, F-Indy, Motociclismo, Rally's, etc.), caso contrário, ela cai no conceito de Pessoa Tosca comum.

    ResponderExcluir
  5. Queria paty, ontem meu orkut não estava colaborando e por isso nãoconsegui deixar lá uma mensagem de feliz dia do amigo!
    Como todo dia é dia de ser amigo, creio que não fará grande diferença em estar postando isso apenas hoje!
    Quero te agradecer por ser uma grande amiga, apesar de todas as limitações que a distância nos impõe!
    Desejo que com o passar do tempo o carinho e amizade se consolidem e sejamos cada vez mais amigas!
    Obrigada pela força, pela ajuda, pelos conselhos, pelos puxões de orelha e por ser acima de tudo, sempre sincera e verdadeira.
    Grande beijo e obrigada pela amizade!
    smax!
    vc mora no meu coração. Coloquei uma cama de casal lá para abrigar o dan tbm! =D

    ResponderExcluir