quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Crepúsculo

Confesso que li este livro por curiosidade. Alunas de 11 a 35 anos devorando os livros me fizeram lê-lo. Gosto de criticar com propriedade ao invés de dizer "Nunca experimentei, mas não gosto de jiló".

O livro é péssimo não somente porque é um best-seller. Não sou acadêmica, não pré-julgo nada. Leio muito best-seller e acho um ótimo passatempo, mas confesso que me decepcionei muito com "Crepúsculo".

Acho que o que inspira as meninas é a descrição do primeiro amor. Para as mais novas, há identificação. Para as mais velhas, é recordar. E, mesmo assim, se o tema do primeiro amor é central, ficou muito pobre na narrativa. Se perdeu no meio dos vampiros (muito melhor explorados por Anne Rice ou Bram Stoker), da ação e do cenário Hollywoodiano. Me parece que o livro já foi escrito pensando em virar filme. Ou para pessoas que só assistem filmes e não gostam de ler.

Além disso, é maniqueísta, superficial, linear e ingênuo. Demais. Até mesmo para quem lê best-sellers.

Se você tem curiosidade também, assista o filme. Perder duas horas é melhor do que perder quatro.

Agora preciso de um livro novo. Qualquer um.

Um comentário:

  1. Finalmente encontrei alguém que não curtiu o Crepúsculo. ;-)
    Não li este livro e nem pretendo. Quanto ao filme. Arrê. Infelizmente assisti. É muito fraco. Ruim mesmo. Os efeitos são pobres. Os atores são péssimos, de uma falta de qualidade interpretativa exasperante. Longo, cansativo, estória previsível e por demais açucarada. Ultra clichê, detestei a peça como um todo.

    Dica de leitura:"Minha querida Sputnik" do Haruki Murakami. Fantástico. Se bem que recomendar livros é complicado. Gosto literário é uma coisa muito idiossincrática...
    []'s

    ResponderExcluir