domingo, 28 de março de 2010

Sozinha na balada

No dia 16 de fevereiro eu disse aqui no blog (link para a postagem) que talvez um dia eu falasse sobre o dia em que fui para a balada sozinha. Pois bem. Este dia foi ontem e aqui estou. =)

Tudo ia bem até eu decidir ligar para a amiga que iria comigo, apenas para descobrir que ela havia sido acometida por intensa dor de cotovelo. Não há problema algum. Eu sempre tenho. Sou a campeã dos furos. Ela ainda disse que iria porque tinha me dado sua palavra de honra. Achei bastante nobre de sua parte, mas dor de cotovelo é direito universal e eu respeito isso.

Antes da balada, eu ia dar uma passada no bar para comemorar o aniversário do meu amigo Gus, lá perto. Por precaução, fui maquiada. Vai que alguém decide me acompanhar ou vai que decido ir sozinha... No final, decidi ir sozinha.

Dicas práticas para sair sozinha à noite:

1) Vá de carro ou leve dinheiro para o táxi: Não dependa de ninguém para voltar para casa e não dependa de transporte público. Se você souber que pode ir embora a qualquer momento, isso te deixará mais confortável e você vai aproveitar melhor a noite.

2) Escolha um lugar onde você conhece o público frequentador e o tipo de música: Não sei se é bom tentar descobrir se você gosta de indie rock ou de funk carioca justo no dia em que resolveu sair sozinha. Vai que você odeia. E muito menos descobrir se aquele lugar só dá gente nada a ver.

3) Quando alguém te abordar (o que invariavelmente vai acontecer), diga que veio com amigas e que elas estão "por aí": Only to spare the drama e por questões de segurança.

4) Não encha a cara: Ninguém vai te carregar, segurar o seu cabelo enquanto você vomita ou te impedir de ir para sabe-se-lá-onde com sabe-se-lá-quem.

5) Aproveite sua própria companhia: Se estiver numa fase carente, não saia sozinha. Você vai ser (ou se sentir) a única pessoa sozinha do lugar. Todo mundo está (ou parece estar) com amigos ou com namorado (a). Mas, se você estiver bem com sua própria companhia, no clima de curtir uma pista de dança ou um som ao vivo, você nem vai lembrar que está sozinha. Lá pela uma da manhã eu me lembro de ter pensado "Nossa. Não falei uma só palavra desde que cheguei aqui e nem tinha reparado" e sorri comigo mesma. Em um ou dois momentos você poderá pensar "O que estou fazendo aqui, meodeuso?". Aí você pode: a) pegar uma bebida e ocupar suas mãos enquanto finge esperar alguém; ou b) encostar na parede com ar blasé e fingir que está mandando um SMS para alguém que ainda não chegou. Dizem que pessoas com óculos escuros se sentem mais confiantes, mas não testei a técnica porque achei que o SMS falso já havia atingido o auge do ridículo.

6) Encontre uma parede: Na pista de dança, encontre uma parede. Assim você não terá que caçar um espaço e ficar sem saber para onde olhar no meio dos grupos que gostam de dançar em roda. (Aliás, por que as pessoas gostam de dançar em roda?!) Ah, e é na parede onde estão os homens que foram sozinhos para a balada. Os bonitos, inclusive.

7) Seja honesta consigo mesma: Se for dar um perdido em alguém, terá que dar sozinha. Nenhuma amiga vai vir te resgatar. Então, se não gostar do papo do cara, dispense, não enrole.

8) Aproveite a liberdade: Sair sozinha é como viajar sozinha. É libertador poder ser um personagem diferente ou poder deixar de ser um. É maravilhosa a sensação de poder ir para onde bem entender quando bem entender, sem ter que caçar todas as pessoas que vieram com você para ficar dando satisfação. E melhor ainda é não ficar frustrado ou desorientado porque todos os seus amigos "se deram bem" e você sobrou sozinho. Você já está sozinha. E você faz o que bem quiser. Pode beijar todos e pode não beijar ninguém. Ninguém vai falar nada.

9) Sem concorrência: Quando você sentir a necessidade de contar para uma amiga que "nooooooosssa, olha aquele cara ali!", pense que não vai correr o risco de ele se interessar por ela.

10) Aproveite a noite: Ninguém te conhece, ninguém vai te julgar por cantar Cindy Lauper ou Freddie Mercury a plenos pulmões ou por inventar um estilo novo de dança. Seja você mesma, seja quem você quiser.

Gus, antes que me pergunte, a resposta é sim. E a resposta para a sua segunda pergunta, também é sim.

Balada sozinha é muito diferente de balada com amigos (mas cheguei em casa às 6 da manhã do mesmo jeito). Assim como viajar sozinho é muito diferente de viajar com amigos ou com companheiro (a). Outros amigos também já me haviam dito que balada sozinho é como cinema sozinho ou como show sozinho. E é mesmo. Vale a experiência. Se eu repetiria a dose? Sem dúvida.

7 comentários:

  1. Nossa, Pati, vc é boa mesmo. Sabia até q perguntas eu fiz sendo q nem eu mesmo sei!

    ResponderExcluir
  2. Outra dica maneira é chegar quando a coisa já tá pra lá de agitada. A pista parece um oceano quando está vazia e é um verdadeiro micão ficar se destacando como um farol lá no meio do vazio.
    Levando a coisa na esportiva, pode ser uma boa experiência. Inclusive inspirar um post bacana como este...

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Essa de beber e não ter ninguém para segurar é deveras verdadeiro rs. Ainda bem que não tenho esse problema. Não bebo, não saio, mas também não conheço ninguém novo. Tem suas desvantagens. Tenho um amigo na mesma situação. Conversei outro dia com ele e o mesmo diz que sai sozinho também. Falei de vc pra ele. Quer conhecê-lo? Quem sabe não arruma uma cia pra sair?

    Kisu!

    ResponderExcluir
  4. Oi estou me separando tenho 44 anos sou bonita e estou querendo ir em uma balada aqui em São Paulo sozinha adoro dançar e não tenho amigos solteiros
    Você tem alguma dica de balada
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tb gostaria de sair sozinha alguem tem algum dica

    ResponderExcluir
  6. Adorei a praticidade com que você escreveu.. Também escrevi o mesmo tema aqui
    http://www.claricenoelevador.com/2014/08/5-dicas-para-sair-sozinha-sem-crise.html
    e só complementando.. sair é sempre bom né!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei teu texto e queria muito ter lido ele antes de ter desistido de sair hj por falta de companhia. Acabei frustrada em casa.
    Pior que já saí sozinha algumas poucas vezes e todas foram muito legais. Mesmo assim, sempre fico com receio, nossa cabeça cria mil fantasias do que pode dar errado.
    Bom, vou guardar teu post pra ler quando a insegurança vier :) Bjos

    ResponderExcluir