segunda-feira, 21 de março de 2011

Crítica

Quando estava ainda na faculdade, fiz Iniciação Científica. Trabalhei com um orientador que não elogia. Era crítica depois de crítica. E ele era grosso mesmo. Chegou a amassar e jogar meu projeto no lixo, na minha frente, mais de uma vez. Mas me mantive firme e, depois de três meses enfiada na biblioteca, consegui rascunhar alguma coisa minimamente aceitável, nas palavras dele.

No decorrer do trabalho, a dinâmica continuou a mesma. Isso aqui está um lixo. Isso está uma droga. Isso não faz sentido. Isso isso, isso aquilo.

Até que, num belo dia, conheci um de seus outros orientandos. Sua saudação foi "Finalmente estou conhecendo a famosa Patrícia!". Minha reação foi de total surpresa. "Famosa"? Ele continuou, dizendo que todo o grupo de orientandos recebeu uma mensagem de email com o meu projeto em anexo, em que o nosso orientador se rasgava em elogios e dizia que aquilo deveria ser tomado como um exemplo.

Não sei se deveria ter me sentido lisonjeada, mas o fato é que me senti traída. E, quando o confrontei, ele me justificou dizendo que um aluno elogiado é um aluno conformado. Que um aluno só anda para frente sob crítica. Entendi sua posição, mas ao longo dos meses minha motivação foi murchando. Eu me sentia um lixo, um fracasso total, não tinha mais vontade de prosseguir na pesquisa. Qualquer esforço meu seria em vão, porque meu trabalho nunca estaria à altura. Quando terminei o relatório final, tinha a nítida sensação de que poderia ter feito algo muito melhor.

Essa luta por perfeição é uma luta perdida, na minha opinião. Acho que sim, devemos sempre tentar ir para frente. E sim, a crítica pode ajudar a impulsionar alguém que está sentado e acomodado. Mas ninguém vive de crítica.

4 comentários:

  1. posso fazeralguns comentários?
    a) nem toda crítica é negativa;
    b) a luta não deve ser pela perfeição, mas sim pela superação;
    c) "ir pra frente" é nato. as vezes falta mostrar a direção;
    d) seu orientador é um babaca. não serve de exemplo pra nada.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. querida, imagino a mae que esse cara teve...deve ter sido porrada em cima de porrada!

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente como se sente. Muitas vezes o excesso de crítica afeta nossa auto-estima. A sensação que bate é de incompetência total.
    Já passei por isso e imagino que uma pessoa assim não sabe nada sobre se relacionar com os outros...
    É por isso que eu amo meus orientadores! Eles acreditam em mim!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, se eu for criticada o tempo inteiro vou achar que é inveja ahahahah brincadeira... é aquela coisa, dá um tapa, mas depois dá um beijinho só pra variar rs...

    Kisu!

    ResponderExcluir