terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dicotomia tempo x dinheiro

A gente nunca consegue conciliar tempo e dinheiro. Quando tem um, falta o outro. Estou fazendo o teste do "prefiro ter tempo". (Dá até tempo de atualizar este blog!)

E aí é assim: quando se pede downgrade de função, vem junto o downgrade no salário.

Como já era algo planejado, consegui me programar mais ou menos para não morrer de fome nos próximos meses (afinal, é sempre muito fácil se adaptar a um salário maior do que se adaptar a um salário de fome). Caso um dia passe por isso, aí vão algumas dicas:

- Celular: 8 ligações, 3 visitas à loja da Claro e 2 reclamações por escrito depois e consegui passar meu celular pós para pré-pago
- Curso de espanhol: Material didático pago à vista e curso parcelado em 3x com a primeira parcela junto com o material (assim a parcela maior fica no meu último salário na função antiga)
- Academia*: idem
- Licenciamento do carro e multas pendentes: pagas este mês
- Compras: só o essencial. MESMO. A liquidação de sapatos de inverno passou batida...
- Contas da casa de sua responsabilidade: se você é péssimo para administrar dinheiro como eu, confie em alguém para fazê-lo por você! Dê a grana toda para o seu marido/mulher no começo do mês e relaxe. Aí você não se arrisca a gastar a grana porque esqueceu do compromisso. (E se ele esquecer, a culpa é dele!)
- TV a cabo: nunca tive. Mas se tivesse, quem precisa?
- Passeios: já que agora você tem mais tempo livre, vale garimpar coisas grátis. (Inclusive vai começar o Bourbon Street Fest, com algumas apresentações grátis).

E como você concentrou tudo o que podia no seu último salário decente, sobrou 200,00 para passar o mês. Acho razoável, dado que mantive o luxo de continuar meu espanhol (só porque é o último estágio) e a academia.

*Academia é um ótimo jeito para economizar dinheiro. Você paga para frequentar, mas compensa. Todo o tempo que você teria para gastar seu dinheiro, você se enfia lá dentro e morre de fazer exercício. De quebra ainda fica sarado. E, como você está mega-magro de tanta academia, pode comer fritura. Aí vai:

Tortilha de pobre

Ingredientes:
- 1 Batata velha (ainda em condições de uso, por favor)
- 2 Ovos
- Cebola
- Queijo velho (ainda em condições de uso, por favor)
- Cheiro verde
- Óleo (novo, por favor)
- Duas frigideiras

Modo de preparo:
Lave e descasque a batata. Corte em fatias finas. Quanto mais finas melhor. Coloque um pouco de óleo na frigideira. Coloque as fatias da batata na frigideira em camadas. Complete o óleo só o suficiente para cobrir as batatas. Acenda o fogo e, quando começar a fritar, abaixe o fogo. Deixe fritar até a batata ficar molinha. Num outro recipiente, coloque os ovos, cebola, cheiro verde, queijo e o que mais tiver na geladeira, acerte o sal e bata tudo com um garfo, como se fosse omelete. Lembra da frigideira com a batata? Escorra o óleo (não na pia, tá? Guarde e depois você leva num posto de coleta). E aí é só despejar o omelete em cima. Quando estiver descolando (teste com uma espátula), use a outra frigideira para virar sua tortilha. Deixe mais um tempinho e está pronto. Você acaba de utilizar todas as coisas velhas da sua geladeira e não gastou nada. =)

E por aí vai. Acompanhem mais peripécias do meu novo salário neste mesmo endereço.

Um comentário:

  1. Bom, eu já economizo mais rs... Baixo aulas e virei autodidata rs... exercícios somente faxinando a casa, academia é um luxo, sendo que posso perder alguns quilinhos passando roupa, aspirador, limpando janelas rs... Mas adorei essa receita de coisas "!velhas" rs...

    Kisu!

    ResponderExcluir