quinta-feira, 1 de julho de 2010

Planilha do Muquirana (ou Educação Financeira na Marra)

É, gente. Não teve jeito. Eu bem que tentei levar uma vida de socialite decadente, mas não deu. O jeito é assumir o lado peão mesmo.

Recoloquei em prática a minha "planilha do muquirana".

Trata-se de um arquivo simples de Excel, mas que ajuda bastante a se organizar financeiramente.

Nas colunas, é só inserir os dias do mês. Nas linhas, separo em três blocos: um para as minhas despesas fixas, outro para as despesas variáveis e um último para os meus ganhos.

Nas despesas fixas, incluo tudo o que tem todo mês ou que mostra certa constância: gastos com transporte, remédio, impostos, tarifas de banco, conta de celular, supermercado, alimentação (no meu caso, eu separo o que é do trampo e o que não é. Se eu como porque estou no trabalho, é uma conta. Se eu como porque fiquei com preguiça de cozinhar, é outra conta), cursos, cabeleireiro, previdência privada, estacionamento, lazer etc.

Nas despesas variáveis, são as imprevisíveis e/ou não acontecem sempre: viagens, presentes, manutenção do carro/casa, IPVA, renovação do seguro etc.

E na receita, como sou freelancer e recebo muita coisa picada, separo em categorias: traduções para clientes fixos, traduções esporádicas, aulas particulares fixas e esporádicas etc.

Todos os dias, abro a planilha e lanço meus gastos e ganhos. E aí é só colocar fórmula na última coluna para o programa somar tudo. Assim vemos o montante das nossas despesas x nossos ganhos de maneira rápida e fácil.

Ao criar o hábito de lançar na planilha tudo o que gastamos dia a dia, fica fácil saber onde cortar num momento de necessidade, por exemplo. Tenho, inclusive, uma linha para "supérfluos desnecessários" (com pleonasmo mesmo. Para eu ter certeza de que aquela linha é a primeiríssima a sofrer em tempos de vacas magras).

Ela também ajuda a visualizar o quanto estamos gastando em relação ao que estamos ganhando. E isso nos faz questionar se não estamos vivendo além do padrão que nossos ganhos permitem e, a partir daí, repensar nossos valores ou até mesmo nossa carreira.

Pode parecer uma medida radical, mas, é aquela coisa: quando a gente passa a ganhar melhor, é fácil fácil se acostumar à vida boa. Quando acontece o caminho contrário, não tem jeito. Ou a gente se organiza e se adapta aos novos padrões, ou se embola em dívida e vive para correr atrás. Eu sempre digo que uma pessoa que ganha 800,00 por mês e fecha o mês com zero na conta é muito mais rica que uma pessoa que ganha 7.000,00 por mês e fecha o mês devendo 200,00.

Abaixo, dei um print screen da minha planilha. Tive que usar o "hide" em algumas linhas e colunas para caber tudo na tela. Fiquem à vontade para copiar. Quem quiser o arquivo em Excel, já com as fórmulas, é só deixar um comentário com o seu e-mail que eu envio.

*Clique na imagem para ver em tamanho maior.

5 comentários:

  1. Acho que eu preciso fazer uma agenda dessas. Até então era o Dú a minha agenda e como às vezes acontece de perdermos uma agenda ao longo do caminho da vida rs... então eu tenho que tomar conta da minha conta novamente rs... Eu sei que faria isso no primeiro mês, depois....

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Patricia,
    Ha anos (não pergunte quantos!rsrs) trabalho sugerindo às pessoas (físicas ou jurídicas) que façam exatamente o que vc fez!
    E todos, mesmo aqueles que não estejam passando pinimba, devem fazer algo similar...
    Parabéns!
    Vc acabou de iniciar sua completa e total recuperação / evolução financeira!
    Muita sorte!

    ResponderExcluir
  3. Taí uma ideia que eu também deveria seguir!

    ResponderExcluir
  4. É uma ótima ideia. Estou gastando uns 2,5k/mês e nem sei direito porquê. Usava isto aqui no Nihon, quando estava motivado em ficar controlando minhas despesas: http://aurelio.net/moneylog/v4.html
    Mas a sua planilha também é bacana.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Oi Dona Paty.
    Também tenho essaplanilha em casa e ganhei de uma amiga. Realmente facilita da vida, mas também serve para acabar com a minha ilusão. Todo dia, quando olhava pra ela, eu via que a minha vida é bem pior do que imaginava.
    Dia desses virei a noite fazendo um trabalho encomendado e lembrei de você. =)
    Muito triste essa nossa vida de peão....
    Resolvi apagar a planilha e manter acesa a magia da putaria. =)
    Beijos e voltei com meu antigo blog. Cansei de ficar me escondendo de um bocó.
    Beijos

    ResponderExcluir