sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sobrevivendo à secura


Essa semana o ar seco acabou comigo. Hoje a umidade relativa do ar chegou a 12% na capital, o que caracteriza situação de alerta da OMS. Isso nunca me afetou no passado, mas desta vez estou acabada. Os olhos ardem, o nariz sangra, a garganta arranha... O efeito Atacama é devastador.

Onde eu trabalho não tem janela e, com esse calor, só no ar condicionado mesmo. É só fazer a conta: sala fechada, ar condicionado, lousa, giz, apagador, muvuca = gripe. Aí os médicos dizem para respirar pelo nariz e não pela boca. Mas se o nariz está entupido, eu digo que é melhor respirar pela boca do que não respirar.

Da saúde:

Para dormir, tenho deixado a toalha molhada no quarto ao invés de deixar no banheiro. Outra dica é deixar uma bacia ou balde com água debaixo da cama.

Carrego garrafinha de água na bolsa o dia todo. Tenho tomado mais de 3 litros por dia. A pedra no rim agradece.

Fumantes: cuidado com as bitucas jogadas por aí. Tenho visto muito caminhão-pipa com sirene ligada pela cidade. Apague o cigarro na sola do sapato e jogue a bituca no lixo. Ajuda a evitar incêndios e a prevenir as enchentes que virão em alguns meses.

Da beleza:

Sabe aquele hidratante Shiseido que deixa a pele superoleosa porque foi feito para japonesas do Japão? Hora de usar.

Manteiga de cacau não ajuda em nada. Há protetores labiais mais eficientes. Gosto do Banana Boat (com FPS 30).

Muito muito muito hidratante para as mãos, pés e corpo.

Falando em corpo, está calor. Depilação em dia e pernas de fora, já que nem transpirar direito a gente está conseguindo.


Agora... se o que o motivou a ler a postagem foi uma secura de outra natureza, só digo isso: saia de casa! Vá ver o mundo! Não fique aí sentado na frente do computador! As pessoas mais interessantes estão nos lugares mais inusitados. Ah, e siga o protocolo para não errar! =)

6 comentários:

  1. Respirar por onde for, na maioria das vezes, é uma boa opção. Sobre o título... Alguns dias antes o “protocolo” agora a “secura”... bom, você provou que...Juntamos elementos, pensamos demais e tiramos conclusões, muito apressadas por sinal... Eu espero que as condições atmosféricas melhorem, a umidade relativa do ar aumente e que você melhore... Herzliche Grüße!

    ResponderExcluir
  2. Estava penando no que escrever sobre o clima seco, quando lí o último parágrafo. Ri altão e você deve saber o motivo! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse clima seco detona mesmo e quem usa a voz o dia todo sente ainda mais. Pior é que estamos no inverno.
    Melhoras,
    Duh

    ResponderExcluir
  4. Seco como o calor que aflige um mundo gasto. Provando que precisamos conhecer outros lugares, outros planetas, outros mundos. O mesmo espírito que fez as caravelas se moverem em direção a outros lugares. Nothing is impossible.

    Mas os ambientalistas diriam que é apenas uma questão de "preservar o meio ambiente".

    Btw, melhoras.

    Abraços,
    T. R. P.

    ResponderExcluir
  5. Olha que o balde deu certo no quarto, mas nem tanto em outros dias... ai pensei em comprar um umidificador, mas os preços estão na hora da morte. Acho que esse povo que vende quer que todo mundo morra seco ahahahah.. sobre a outra secura... verdade... preciso sair mais de casa rs...

    Kisu!

    ResponderExcluir