segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Torcida de futebol, Michel Teló e zumbis

Parece-me que as redes sociais se tornaram um campo de batalha entre aqueles que amam e odeiam coisas que não merecem o drama.

Ora, o mundo está cheio de lixo desde sempre. Hoje é o BBB e o Michel Teló. Já tivemos Rala o Pinto, Xibom Bombom e Surra de Bunda. Acho que já deveríamos estar acostumados a passagens ilustres de porcarias de um verão só, ainda mais no país das bundas.

É importante que as redes sociais promovam discussões e debates. Só não vejo como discussões que se parecem com briga de torcida possam levar qualquer pessoa a qualquer tipo de crescimento.

O consumo de modismos não é senão reflexo daquilo que somos. Por que será que os filmes de zumbi e vampiros estão tão em alta? Coincidência? Acho que não.

Estamos no país manipulado por mídias que criticam o ensino de sociologia e filosofia no ensino obrigatório, dizendo que isso "impede o crescimento da nação", no país em que, acuados pelo medo, adotamos posturas autoritárias sem conhecimento de causa (e achando que estamos defendendo os nossos próprios interesses! ha!) e saímos por aí defendendo que deveria sim haver um Big Brother de verdade para controlar os meliantes. No entanto, gritamos contra a censura sem nem saber que estamos gritando a favor dela! 

E quando a Época diz que Michel Teló "traduziu os valores da cultura popular", não entendo o choque e a indignação. Primeiro, traduz MESMO: somos um povo  que não se mobiliza para pensar o coletivo e só se preocupa em pegar alguém na balada ou em xingar a outra torcida no Facebook. Segundo, quem é mesmo que edita a Época? Ah, tá.

Daí vamos às alternativas:

1) Desligue a TV. Ninguém obriga ninguém a assistir nada.
2) Desligue o computador. Idem.
3) Não quer desligar o computador? 

a. Há aplicativos que bloqueiam conteúdos indesejáveis.
b. Você sempre pode bloquear seus amigos que falam coisas indesejáveis.
c. Arrume amigos melhores, que compartilhem coisas mais interessantes e passíveis de debate verdadeiro (ainda bem que tenho vários desses na minha lista)
d. Leve com bom humor e ria das sátiras que postam por aí!



***

[EDIT] Terminei meu García Márquez. Não é nenhum "Amor nos tempos do cólera", mas gostei de "Memoria de mis putas tristes". E fiquei feliz de conseguir ler em espanhol. Já tinha lido alguns antes, do García Márquez, inclusive. Mas desta vez li rápido e sem perder muito do conteúdo. Sinal de que meu pobre espanhol está melhorando.

2 comentários:

  1. Patricia... Eis que estamos novamente comentando e sendo comentados. No seu “desapaixonar-se” fiquei com meu avô em pensamento. Acho que é porque ele tinha diabetes e me explicou a tal lei da conservação de energia. Sobre os novos sapatos... Caíram bem, ficaram bonitos. Não sei se são adequados aos barcos de Paraty, mas você sobreviveu...
    Agora, mesmo sendo um professor de Filosofia medíocre, fiquei indignado, como tantas e tantas vezes, com a revista Veja. Abraços e muito obrigado pelos textos.

    ResponderExcluir
  2. Eu já li "Memórias de Minhas Putas Tristes" e também não gostei tanto.

    ResponderExcluir