quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Príncipes, princesas e piriguetes

Essas postagens que estão circulando por aí criticando as piriguetes são tão machistas que me causam asco. Em tempo, essa é a única e última vez que usarei o termo "piriguete".

Quer dizer que um cara pode andar na rua sem camisa que, no máximo, vai ser chamado de "pedreiro". Uma mulher que usa saia curta é piriguete. Qualquer cretino quer uma princesa rosa. Mas se é mulher e usa saia curta, ela não tem direito a querer seu príncipe (rosa?). O tal do príncipe rosa sai no Carnaval e pega todas (piriguetes, portanto), mas no resto do ano se faz de é um perfeito gentleman. Portanto, príncipe. E rosa. Se a princesa rosa sai no Carnaval (e nem precisar pegar todos os "príncipes"), não é princesa. É piriguete. Não importa o que é no resto do ano. Se o príncipe rosa pega uma piriguete e bota chifre na princesa rosa, ela tem que ir para a torre chorar e esperar, fazendo tricô ou bordado, até que o príncipe volte. No seu cavalo branco, é claro. Se ela se vingar, é piriguete. E ai dela se quiser um cavalo branco próprio!

Isso é retroceder na luta que as mulheres travaram (e travam) há décadas. Daí a dizer que ela "pediu para ser estuprada" é um pulo. E derivam daí frases visivelmente machistas como "para o homem é currículo, para a mulher é antecedente".

O que é ser piriguete, afinal de contas?

Uma vez me deram uma definição, dizendo que piriguete é aquela mulher oferecida que destrói casamentos. Veja bem, se o príncipe fosse tão príncipe assim, não existiriam piriguetes. Certo? 

Agora, se ser piriguete é usar o que bem entende, fazer o que bem entende, sem medo de julgamento da avó, dos machistas, enrustidos ou declarados, e das testemunhas de Jeová, então, autoproclamados "cavalheiros", me desculpem. Mas sou muito mais as piriguetes do que as "damas" que vocês estão pedindo. Corrijam-me se estou com a definição errada, por favor.

Eu tenho, além do cavalo branco próprio, a chave da porta da torre para sair quando bem entender. E aposto que se a sua mãe não tem, ela bem que queria ter.

3 comentários:

  1. Oi Paty. Eu uso piriguete como um termo para mulher vulgar. Não precisa ficar com alguém, destruir casamentos nem pular carnaval. Não precisa ser uma saia curta, mas uma atitude baixa para que eu a defina assim.
    Uma pessoa pulando carnaval não é uma piriguete, nem uma vadia. É apenas uma pessoa pulando carnaval. Uma mulher com vestido coladíssimo, com calcinha enfiada e com um salto plataforma de acrílico andando no shopping é piriguete em qualque rlugar do planeta.
    Temos que definir primeiro o que é uma piriguete né. Beijos

    ResponderExcluir
  2. O termo piriguete nem chegou por essas bandas - mas eu sempre achei a maior sacanagem a grande diferenca entre os homens e as mulheres. Em todas as areas. tenho que ouvir: Voce nao cozinha? E o que o seu marido acha disso?

    como se ele tivesse casado com uma cozinheira...

    a menina sai de sainha e vagabunda, o cara come todas,e o gostosao!!

    Eu, que estou aposentada ha 17 anos, ja nao me preocupo em causa propria, mas to ai pra esfolar o primeiro (a) babaca que vier falar bobagem pras minhas filhas!

    ResponderExcluir
  3. Pati, sobre isso, leia: http://biscatesocialclub.wordpress.com/2012/02/04/ai-os-joguinhos/

    ResponderExcluir