quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como bloquear celular roubado: divulgue!

Para quem teve o celular roubado:

1) Não deixe de fazer B. O.;

2) Comunique a sua operadora e bloqueie a linha assim que possível. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, sem muita burocracia. Assim você não se responsabiliza pelo mau uso de sua linha e poderá reaver o número depois. É só comprar um chip novo e dizer que deseja manter o número e reabilitar a linha. E você terá o B.O. comprovando o horário do roubo. Entre esse horário e o horário de reabilitação da linha, você não responde por ela;

3) Bloqueie o aparelho também. Sei que andou circulando e-mail com esta informação, mas sempre é bom para os desavisados:

Cada aparelho tem um número chamado IMEI. Este número é único e, com ele, você pode bloquear seu aparelho. Você não vai mais poder usar esse aparelho, mas o ladrão também não. Para obter o IMEI do seu celular, você pode consultar a nota fiscal ou discar *#06# no celular. O IMEI é um número com 15 algarismos. Anote esse número e guarde. Se seu celular for roubado, é só ligar para a operadora, fornecer esse número e eles bloquearão o aparelho. (Ao fazer isso, no entanto, a Claro só bloqueia para chips Claro. Se quiser bloquear para qualquer chip, você deve ir até uma loja Claro de posse do B.O. e solicitar o bloqueio total do aparelho. Não sei como é nas outras operadoras.)

De qualquer maneira, é um procedimento simples. E, se todo cidadão adotá-lo, poderemos desencorajar a prática desse tipo de crime. Divulgue!

As operadoras não divulgam e nem os fabricantes. Óbvio.

3 comentários:

  1. Eu sempre falo isso para as pessoas mas elas não aceditam. Aliás, elas estão tão desacreditadas que nem ao menos vão à delegacia fazer o BO. Mal sabem que isso é uma forma de combater o crime.
    Beijs

    ResponderExcluir
  2. Eu vi na reportagem que o IMEI tb se encontra na bateria do celular. Bom, nunca me assaltaram o celular, mas também porque eu acho que não ando muito com ele rs... E quando eu ando é capaz do bandido ver o celular e falar: "pelo amor de Deus, vai trocar essa budega que nem tenho cliente pra vender isso" ahahahahah

    Kisu!

    ResponderExcluir
  3. Você está ficando expert em informações públicas. Continue assim. rsrsss

    ResponderExcluir