terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um dia perfeito

Meu dia começou péssimo com água da chuva de ontem gotejando pelo teto do meu carro que era, até onde eu sabia, impermeável. Os semáforos  estavam embandeirados na avenida que preciso pegar e o trânsito estava parado como eu nunca tinha visto nos arredores da escola. Atrasei para a reunião que eu tinha cedo e, apesar de não ter levado bronca, fiquei chateada porque tinha mil coisas que eu queria conversar nesta reunião e não deu tempo. A primeira aula foi um caos e... blablabla

http://www.flickr.com/photos/52108144@N07/4886659389/
Poderia ficar aqui enumerando todos os fatos cotidianos que poderiam ter estragado o meu dia. Aliás, não conheço uma só pessoa que tenha tido um dia perfeito na vida, embora todas elas se lembrem de vários. Quer saber? Nós fazemos os dias perfeitos. Somos nós que escolhemos dar a devida importância ao carro mofando ou àquela amiga de quem você estava morrendo de saudade e com quem você conversou por meia-hora no final do dia.

Os problemas cotidianos existem e sempre existirão. Cansar-se para dar manutenção na sua vida é cotidiano. Eu, pelo menos, imagino que é para isso que serve dinheiro e energia, por exemplo. Se o meu carro está caindo aos pedaços, ótimo. Porque eu tenho um. Se meus alunos estavam eufóricos hoje, ótimo. Porque eu tenho alunos. Se o trânsito estava horroroso, ótimo. Porque eu escolhi continuar vivendo nesta cidade.

Quando fazemos escolhas, assumimos (ou deveríamos assumir) as responsabilidades que as acompanham, ora essa. Para quem nem assume e nem percebe, isso tem nome e é psicose.

Mas, olha só. Neste mesmo dia do carro alagado, conversei longamente com a minha amiga e combinamos de fazer alguma coisa no Carnaval (baratinha, né? Porque esse carro vai me custar uma grana que não tenho. Mas ficar de papo e ver um filme em casa sempre dá). No mesmo dia da reunião quase perdida, recebi uma notícia ótima de um primo muito querido. E no mesmo dia em que eu quase me matei para controlar uma classe eufórica pós-recreio, recebi uma ligação de alguém muito especial que só queria dizer que me ama. 

O carro, o trânsito, a aula... tudo isso é ordinário e faz parte do meu cotidiano. Será que vale ficar me lamentando por isso? Passo. Prefiro me alegrar com as pessoas que fazem a minha vidinha cotidiana e ordinária valer a pena. No final é isso. A vida é boa por causa das pessoas e das relações que estabelecemos com elas e não com as contas que temos que pagar para poder ter essas oportunidades.

6 comentários:

  1. o Kurosawa já ensinava que o cotidiano tem seu encanto, sempre! mas cada que né, nós pra dar esse olhar. Somos demasiadamente ...
    madoka

    ResponderExcluir
  2. Amei a postagem, nos faz reflitir bastante. Temos que entender que os acontecimentos de nosso cotidiano servem como um ótimo aprendizado. A história do carro fez me lembrar de um dia (há uns 3 anos atrás) que estava um temporal terrivel em Curitiba e eu estava na esperando para atravessar a rua sem guarda-chuva. Passou um onibus articulado e simplesmente me deu um banho, mas um banho que me molhou da cabeça aos pés. Na hora eu pensei: como eu gostaria de ter um carro, poderia ser um fusca 1969caindo aos pedaços, mas seria muito melhor. Acredito que tudo é questão de enxergarmos as coisas por um prisma diferente.

    Bjss e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto... e é extremamente observador.. às vezes passamos o dia todo reclamando e sofrendo por coisas alheias... nos dando o trabalho de se lamentar a cada minuto que se passa... e esquecemos que como todo ser tem seu "dois lados", estes ruins e bons, os dias não são diferentes... Mas como já escrevi em um texto que logo, logo postarei em meu blog... Como todo ano tem seu feriados, temos nossos dias especiais.Mas não são poucos os feriados então cabe a nós multiplicar nossos dias especiais,e dar valor aquilo que temos, e aquilo que realmente importa!
    Parabéns pelo Texto...
    Se puder de uma passadinha no meu Blog também!
    http://lacosderendasc.blogspot.com/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. SIM! Hoje e um dia perfeito para um dia perfeito! E amanha tambem vai ser!!

    ResponderExcluir
  5. Paty, seu post me fez refletir sobre um mundo de coisas que não posso expor aqui.
    Ahhhh... pq vc não vira minha vizinha???? Queria tanto ter alguém por perto pra poder desabafar sobre isso....

    ResponderExcluir
  6. Vejo que muitas coisas andam acontecendo... precisamos conversar rs

    Kisu!

    ResponderExcluir