quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conclusões

Por recomendação de uma colega de trabalho que ouviu a versão resumida da novela da minha vida pessoal recente, superei a vergonha de entrar na livraria, pedi ajuda para o vendedor (aleguei que era presente, é claro) porque a porcaria do livro não estava onde achei que estaria (não estava em "chick books", mas sim em "auto ajuda", o que é ainda mais degradante) e comprei o dito cujo por exorbitantes R$ 23,00.

Comecei a ler no ônibus, estou na página 12 e, pela primeira vez na vida, li o "note to the reader", o "foreword" e todas aquelas páginas que a gente sempre pula. Talvez na esperança de que eu caísse em mim e realmente embalasse o livro para presente, para dar para alguma desavisada no Natal ou em algum dos trezentos amigos secretos de que participo.

Enfim. À página 12, devo admitir que faz todo o sentido do mundo!

O livro seria até engraçado se eu não me identificasse tanto com as mulheres tontas que ele descreve. Acho que a minha estupidez cresce em progressão geométrica (e não aritmética) conforme os anos passam. Tanto que estou achando útil um livro que estava na seção de auto ajuda. Socorro. Daqui a pouco estarei lendo "Como fazer amigos e influenciar pessoas".

Fiquei com vontade de dizer ao vendedor que já li (e entendi) "Finnegan's Wake", do Joyce, mas, além de ser uma mentira descarada, pensei "quem é esse bosta aí para me julgar?" 

Hein?

E concluo que tenho um monte de coisas para concluir ainda e que não sou bem-resolvida porcaria nenhuma.

Me aguentem.

5 comentários:

  1. sei não... acho que se eu fosse menina e estivesse na TPM, também leria "Finnegan's Wake"... exatamente por não entender P%££& nenhuma... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme e me identifiquei horrores com as mulheres. Não tem jeito! É tudo igual.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Voce conhece o segredo? quer mais auto ajuda que isso?

    Pois eu tenho todos os preconceitos do mundo com esse estilo literario MAS ha uns tres anos, eu estava gerenciando um grupo de pessoas ultra dificeis. Funcionario publico-metido-a-besta na Nova Zelandia e o O do Bobo...

    Ai percebi que eles todos estavam lendo o tal segredo - e comprei um tambem.

    Menina, ate hoje tenho vergonha de dizer que li, mas tirando as imensas bobagens ( eu quero uma bicicleta, eu quero uma bicicleta, eu quero uma bicicleta...) ele me ajudou muito.

    Me ajudou a focar em pensamentos positivos e ate me ajudou no gerenciamento dos delinquas. Quer dizer, quando a coisa enroscava, eu citava o segredo e vinha aquela aura de respeito.

    Universidade, pos e extra qualificacoes (que nenhum deles tinha) nunca despertou respeito nao.

    bj

    ResponderExcluir
  4. É, o título é bem sugestivo rs. Bom, eu não tenho vergonha de comprar livro de autoajuda, porém ultimamente estou me recusando a comprar livros, já que agora posso baixá-lo na net rs... claro que amo cheiro de livro saído da gráfica, mas compro com menos assiduidade.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei até curiosa de ler o livro e ver o filme depois do que vc escreveu. Por sugestão de uma amiga, estou lendo "Amor Líquido" que fala das relações humanas na modernidade. Me identifiquei muito e também passei a achar que nasci no tempo errado. Não é auto-ajuda e escrito por um sociólogo que eu gosto muito.
    Mas se é pra constatar a noss aestupidez, que pelo possamos extrair uma lição disso tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir